top of page

DESDE

1896

Fazenda Boa Esperança 

VARIEDADES

Coffea Arabica

É uma espécie de café originária da Etiópia, considerada uma das primeiras espécies de café a ser cultivada no mundo. O Coffea Arábica pode produzir cafés finos e requintados, possuindo aroma intenso e um buque variado de sabores. Apesar de algumas características serem típicas da espécie, existem fatores que geram variações de aromas e sabores infinitos dentro da variedade. As pequenas e grandes variações que surgem na espécie arábica são resultado das seguintes variáveis: clima, temperatura, altitude, cultivar, tipo de solo, posição geográfica, nutrição, manejo de solo, idade da planta, face de insolação, época da colheita e manejo de pós-colheita, podendo assim de uma safra para outra ocorrer à mudança do tipo de bebida de uma mesma propriedade. Desde sua fundação a espécie arábica é exclusivamente cultivada na propriedade, sendo atualmente sua produção anual de 1800 a 2000 sacas de 60 kilos de café beneficiado.

CULTIVARES PLANTADAS

Mundo Novo

 

 

Teve sua origem em uma plantação da variedade Sumatra em 1943 no município de Mundo Novo (atual Urupês - SP), onde as plantas da variedade Sumatra cruzaram com a variedade Bourbon Vermelho, sendo em 1952 o lançamento desta variedade, a qual apresenta porte alto, grande vigor, alta produtividade e bebida de excelente qualidade.

Catuaí   Vermelho/Amarelo

Resultado do cruzamento entre a cultivar Mundo Novo e Caturra, esta variedade teve como objetivo associar a rusticidade do Mundo Novo, o porte Baixo e produtividade do caturra do Caturra. Os primeiros cultivares surgiram em 1949, sendo que o lançamento da variedade ocorreu apenas em 1960. Em tupi guarany  "Catuaí" significa muito bom, oque reflete a sua arquitetura boa para colheita, e a qualidade da bebida de seus grãos.

Catucaí Amarelo 

 

 

Originária da seleção de material genético resultado do cruzamento entre a cultivar Catuaí e Icatu Vermelho em 1986 na cidade de São José do Vale do Rio Preto/RJ. Foram selecionadas plantas que possuíam porte baixo, boa produtividade, vigor, resistência a ferrugem e baixo índice de chochos. Na segunda geração de plantas adultas em 1992 observou-se que houve uma pequena segregação para cor de 1% de plantas com frutos amarelos, dando assim a origem a esta nova linhagem.

Acaiá

 

 

Durante ensaios de campo no Instituto Agronómico de Campinas, pesquisadores começaram a selecionar dentro da cultivar Mundo Novo plantas com frutos maiores, dando origem a esta variedade, e ao seu nome "Acaiá" Fruto grande em tupi. As características físicas da cultivar Acaiá são as mesmas de seu parente Mundo Novo.

Icatu Vermelho

 

 

O Icatu Vermelho é originário da hibridação entre as espécies C. Arábica (Bourbon Vermelho) e C. Canephora (Robusta) em 1950. O IAC teve como base criar uma planta com a rusticidade do Robusta e a bebida fina do Bourbon. "Icatu" em tupi guarany significa bonança. Os cafeeiros Icatu têm como suas principais características o alto vigor da planta e a resistência a ferrugem.

Obatã Vermelho

 

 

A cultivar Obatâ "folha forte" em tupi guarany, é resultante da hibridação entre Villa Sarchi (mutante anão do Bourbon) e Hibrido do Timor (planta hibrida entre Robusta e C. Arábica originária do Timor Leste), este Sachimor foi cruzado com o Catuaí vermelho em 1972, e melhorado pelo IAC até os dias de hoje. Esta variedade tem como características principais a imunidade a todas as raças de ferrugem , porte baixo, frutos grandes, folhas largas, maturação tardia e boa qualidade de bebida.

Bourbon Amarelo

 

 

Existem duas hipóteses de sua origem, a primeira diz que a ocorrência de uma mutação natural do Bourbon vermelho gerou esta nova cultivar, porém a alguns pesquisadores que atribuam seu surgimento a partir do cruzamento natural entre o Bourbon Vermelho e o Amarelo de Botucatu. Seu surgimento foi notado 1930 no município de Pederneiras/SP, sendo que em 1945 o IAC iniciou os estudos e seleção da variedade, lançando a nova variedade em 1960. Atualmente é tido como um dos cultivares preferidos para café especiais e "gourmets", por apresentar características únicas de bebida. 

bottom of page