DESDE
1896
Fazenda Boa Esperança
NOSSO CAFÉ
A Fazenda Boa Esperança é tradicional na produção de cafés do tipo Arábica, contando com um grande número de cultivares, os quais possuem características únicas. As variedades são cultivadas entre 900 e 1100 metros de altitude, sobre diferentes condições de insolação, espaçamento e tipo de solo.
O LOCAL
A propriedade é localizada na cidade de Serra Negra, estado de São Paulo, Brasil. O município iniciou o plantio de café em larga escala em meados de 1873, recebendo em 1880 as primeiras famílias de imigrantes italianos para trabalhar nas lavouras de café. Em 1892 foi inaugurado o ramal férreo da Companhia Mogiana, o qual tinha entre suas principais funções o escoamento do café produzido na cidade.
A FAZENDA
Fundada em meados de 1930, a Fazenda Boa Esperança iniciou nesta época seus primeiros plantios de mudas de café, sendo que ao longo dos anos a fazenda mudou de proprietário algumas vezes, porém a cultura do café sempre foi a atividade principal da propriedade, permanecendo nesta até os dias de hoje.
PROGRAMAS
CERTIFICAÇÃO UTZ
UTZ Certified é uma marca, e um programa para a agricultura sustentável de produtos agrícolas. Lançado em 2002 é atualmente o maior programa de certificação para café, chá e cacau do mundo. Foi originalmente conhecido como Utz Kapeh, o que significa "bom Café " na linguagem Maia Quiché, daí vem a origem do slogan “UTZ Certified good inside”. Em 7 de março de 2007, a Fundação Utz Kapeh mudou oficialmente seu nome e logotipo para UTZ Certified. A UTZ Certified é uma base de padrões para a implementação mundial de um café sustentável. Produtores que possuem o selo UTZ devem cumprir um código rígido de conduta e boas práticas agrícolas (social, trabalhista, econômico e ambiental). A Fazenda Boa Esperança é certificada desde 2006, e anualmente recebe a visita de auditores, que pelo oitavo ano consecutivo tem seu selo de certificação UTZ renovado. (confira o link abaixo com as fazendas certificadas. "página 4, linha 1")
CAMPO EXPERIMENTAL IAC
EM CONSTRUÇÃO
QUALIDADE DO CAFÉ
Iniciado na safra 2012/2013 a Fazenda Boa Esperança contratou assistência técnica em período integral, para que entre suas 60 quadras, 9 cultivares, 5 manejos de pós-colheita, diferentes faces de insolação e solo, possa encontrar cafés com possíveis potenciais de qualidade, promovendo assim o café de montanha e valorizando este produto, o qual é reconhecidamente um produto de excelente qualidade de bebida.